domingo, 15 de maio de 2011

MATEMÁTICA X CIÊNCIA


A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela verdade dos fatos através de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, organizada em teorias válidas e utilizadas nos dias hoje.
Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.

É considerada uma das ciências mais aplicadas em nosso cotidiano. Um simples olhar ao nosso redor e notamos a sua presença nas formas, nos contornos, nas medidas. As operações básicas são utilizadas constantemente, e os cálculos mais complexos são concluídas de forma prática e adequadas de acordo com os princípios matemáticos.

Possui uma estreita relação com as outras ciências, que buscam nos fundamentos matemáticos explicações práticas para suas teorias. Dizemos que a Matemática é a ciência das ciências.
Determinados assuntos ligados à Química, Física, Biologia, Administração, Economia, Contabilidade,  Finanças, entre outras áreas de ensino e pesquisa, utilizam das bases matemáticas para estabelecerem resultados concretos e objetivos.

Atualmente a Matemática é dividida  em diversas  formas, ficando assim  mais fácil o seu aprendizado. Podemos organizá-la do seguinte modo:

Aritmética
Álgebra:Conjuntos Numéricos

Equações

Equações Algébricas
Funções
Sistemas Lineares
Progressões
Análise Combinatória
Probabilidade e Estatística
Matemática Financeira

Trigonometria
Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometria Analítica
Cálculos

32 comentários:

  1. eu entendi que a Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais.e emportante no nosso dia a dia ,a matematica .Possui uma estreita relação com as outras ciências ,sao ligadas a Química, Física, Biologia, Administração, Economia ,Contabilidade, Finanças, entre outras áreas de ensino e pesquisas.
    foi isso thau
    7*D N* 14

    ResponderExcluir
  2. muito legal entendi coisas que eu não sabia agora eu entendi que matemática e uma álgebra e então valeu ter lido...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Deste texto, eu entendi que, a matematica, e usada no dia a dia,e que é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habitualmente. Vi também que a matematica tambbém tem ligação com outras ciencias e que ela é dividiva em:
    Aritmética
    Álgebra:Conjuntos Numéricos
    Equações
    Equações Algébricas
    Funções
    Sistemas Lineares
    Progressões
    Análise Combinatória
    Probabilidade e Estatística
    Matemática Financeira
    Trigonometria
    Geometria Plana
    Geometria Espacial
    Geometria Analítica
    Cálculos

    valew ! deu para entender bastante coisa!

    Rodrigo (7ª Serie D - Nº 34)

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse texto ensina não só a mim, como tambem todas as pessoas.Acho que a matematica não é so mais uma materia, e sim uma ciência, poisaprendemos coisas novas todos os dias não só na escola, como tambem ao nosso redor como o senhor mesmo disse.Peço que me perdoe pois as vezes não me comporto na aula, e prometo que tentarei melhorar
    Higor 7ªA/Nº19

    ResponderExcluir
  6. para mim matematica e uma ciencia este texto serve para enformar a todos do q e matematica realmente e ,este txto n ten serie indicativa deveriamos ler tambem para os pequenos q ainda n definen oq e matematica
    isto e o que eu acho
    bjsssss
    larissa duarte germano lima 7°A n°23

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi,que ao longo da história ,a matemática foi sendo construida e aperfeiçoada.
    Ela tambem é considerada uma das ciências mais aplicadas no nosso dia-a-dia .Dizemos que a ela é tambem a ciências das ciências e q ela é dividida em muitas partes como: aritimética e álgebras,equeções,etc.

    Nome:Amanda Bedoni nº02-7ªB-Curie

    ResponderExcluir
  9. o texto ja diz que a matematica e´ a ciencias da ciencias pois tudo que estudamos vem relacionado com a matematica,portanto em quaquer matéria relacionada à calculos encontramos a matematica principalmente em ciência.

    Vinicius Augusto Sales da Silva n:37 7 D

    ResponderExcluir
  10. O texto retrata, que a matemática esta relacionada, com nosso cotidiano ou seja com nosso dia-a-dia,a matemática esta relacionada com todas as matérias escolares, é claro que tem umas que mais utilizadas do que a outra.
    Ex: Hoje em dia como iremos pagar uma conta sem saber a matemática, não será possível pagar a conta.

    Raphael Luis F. do Carmo nº33 7ªD

    ResponderExcluir
  11. Laryssa 7ºD Nº24
    Nesse texto podemos ver que a matemática hoje em dia é usada muito em nosso cotidiano para ser usada em praticas do dia-a-dia,como o texto diz basta olhar em volta e ver como ela é essencial,a metmática não é dificil basta entender e saber fazer a leitura dos calculos e prestar atenção.
    Sem falar que esta ligado por exemplo na biologia,quimica entre outros..
    Com esse texto percebi mais um pouco sobre a importancia da matemática em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. eu entendi que a Matematica esta em todo lugar e no nosso dia a dia,ela não deixa de ser uma ciência na forma de pensar e expressar,vi tambem que a matematica não é como ela era antes, foi construida, mudada e aperfeisoada. Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.

    Nome:Janaíne de Oliveira Nº:17 Série: 7ª D Gay Lussac

    ResponderExcluir
  14. Lu/Bucholz
    Neste exercício 1, item b) 3xy2 , não tem conta, vc apenas vai classificar em monômio, binômio ou trinômio. Vou agendar a data da entrega da Lista 1 – exercícios de matemática. Bom Estudo !!

    ResponderExcluir
  15. Larissa Duarte
    Nesta questão você deve observar quantos termos tem neste item, classificando em monômio, binômio ou trinômio. Bom Estudo !!

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo – 7D
    Vou agendar a data para entregar a Lista 1 – exercícios de matemática.

    ResponderExcluir
  17. Ana Cartolina, B
    Ana, neste item você deve observar os expoentes, verificando o grau deste polinômio, o procedimento é somar os expoentes, você não pode esquecer, quando no termo não estiver indicado o expoente é sempre 1. Bom Estudo !!

    ResponderExcluir
  18. Gabriel Molina
    Voce esta certo, não tenho correção a fazer em seu comentário. Bom estudo !!

    ResponderExcluir
  19. Celia
    Voce já estive aqui na escola e conversamos sobre a criação do e-mail para o Gabriel, estou organizando um espaço na escola para fazer o e-mail para o Gabriel e para os outros alunos que ainda não em o acesso digital. Se estiver qualquer duvida me procure.

    ResponderExcluir
  20. eu aprendi que a matematica e uma ciencia mais ampliada no nosso cotidiano e ao longo da historia a matematica foi se crescendo ainda mais!

    nome* Marcus vinicios N*29 Serie* 7ºD

    ResponderExcluir
  21. Oooooooooooooooooiiiiiie ... Entããum professor ... Euuh akee entendeeu kee a matemática estáá eem tdoo na nossas vidaas ... Kee tipoo , nóiiis nãão paramooos de pensaar nelaa .... E a cadaa ano, dia , mês , segundo , etc , ke passa a matematica crescee maiiis ... Nóóis usamoos ela eem tdooo ... Axoo kee seriiia meioo ke dificiil viveer seem ela ;)

    ResponderExcluir
  22. Neste texto fala que a matemática é uma ciência que se liga com todas as outras coisas do cotidiano, buscando constantemente a verdade e se aperfeiçoando. A matemática pode ser chamada ciência das ciências porque para qualquer lugar que olharmos ou algo que fizermos ela estará presente. A Matemática pra mim foi uma ciência muito bem pensada e descoberta para a vida do ser humano.
    Bruno Felipe Nº7 7ªB

    ResponderExcluir
  23. Esse texto fala que a Matemática foi sendo aperfeiçoada através do tempo. Essa "Ciência" conseteza é uma das mais importantes na nossa vida, pois é muito cobrada em vestibulares, no mercado de trabalho, etc. Eu não sei como eu viveria sem a MATEMÁTICA.

    Flw Professor!!!!!!

    Rynaldo nº39 7ªB - Curie

    ResponderExcluir
  24. No texto , eu entendi que a matemática é considerada uma das ciências mais aplicadas em nosso cotidiano. Um simples olhar ao nosso redor e notamos a sua presença nas formas, nos contornos, nas medidas.

    Larissa Laira N°23 7ªD

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Professor aqui é a Sephany Canaan da sétima A,eu fiz um comentário,acho até que ficou bom,mais não estou encontrando,por acaso o senhor apagou alguns comentários?
    Porque se sim,eu fico tranqüila em saber que você corrigiu,mais se não eu terei que fazer um outro comentário...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Eu entendi,que a Matemática não é apenas uma matéria,é também uma ciência,que se divide em várias formas,para o melhor entendimento.Pois exige concentração,muito estudo e principalmente atenção,ela está presente em nosso dia-a-dia sem ao menos perceber-mos.

    Mariana Guimarães Soares 7ª Série A (Bunsen) n° 31

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Eu entendi que a matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais do dia-a-dia. Também entendi que a matemática é a ciência da ciências, pós ela tem assuntos ligados a várias áreas de ensino, como Química, Física, Biologia, Administração, Economia, Contabilidade, Finanças e entre outros.
    Também a matemática é dividida em diferentes formas como:

    Aritmética
    Álgebra:Conjuntos Numéricos
    Equações
    Equações Algébricas
    Funções
    Sistemas Lineares
    Progressões
    Análise Combinatória
    Probabilidade e Estatística
    Matemática Financeira
    Trigonometria
    Geometria Plana
    Geometria Espacial
    Geometria Analítica
    Cálculos

    Nome; Brandon William dos Santos de Oliveira
    N°: 5 Série: 7°D

    ResponderExcluir
  30. a matematica é importante pra nós entendermos problemas do dia-a-dia, saber raciocinar com números, interpretar dados de notícias, gráficos, etc..
    A matemática é tudo em nossas vidas!

    Thais Ferreira n°39 7°A

    ResponderExcluir
  31. Eu entendi do texto que, a Ciência está muito presente na Matemática, que a Matemática é essencial para tudo o que fazemos, não dá pra viver sem a Matemática.
    Nesse texto, a Matemática faz parte da Ciência assim como a Ciência faz parte da Matemática, mostra partes da Ciência onde a base de tudo é a própria Matemática, assim como na Matemática, em partes a base de tudo é a própria Ciência, unindo isso tudo temos um resultado fabuloso !
    Ambas matérias, que são diferentes mais relacionadas uma a outra, são necessárias na nossa vida, temos que saber Ciências e Matemática assim como sabemos ler e escrever, sem isso não somos nada, nós somos de um mundo onde o estudo é tudo, quem não saber as coisas básicas vai ficando pra trás enquanto aquele que se esforça consegue alcançar seus objetivos.
    Ciências X Matemática , um assunto muito simples e ao mesmo tempo tão complexo que as vezes temos dificuldade para entender, é isso que eu consegui entender .

    Carolina Estéffany Nº10 7ºD

    ResponderExcluir